CARTA ABERTA A AGUINALDO SILVA


Oi Aguinaldo,

não posso negar que fui pego pela surpresa e estupor, quando li essa história sobre o jovem cubano, cheio de esperanças, autodidata e empírico, cujo sonho de consumo é se tornar novelista (roteirista, que seria mais correto) no Brasil e não porque seja incrível demais, mas pelo fato de não concebir que haja no mundo, particularmente na ilha de Cuba, duas pessoas com o mesmo sonho, a mesma 'potencialidade' e por sinal, quase o mesmo NOME!

Nem sei o que pensar... de fato, confesso que me assustei; olhei pro céu, mandei pra casa do c... o meu orixá, da raiva que senti por não ser ÚNICO e IRREPETÍVEL, rsrsrsrs e pela concorrência tão esquisa... me disse: pô, será por isso que NADA ESTÁ DANDO CERTO NA MINHA VIDA, porque HÁ MAIS PESSOAS DISPUTANDO A VAGA DESSE DESTINO X, QUE EU TANTO ALMEJO?!

Já lamentei bastante não ter visto a tempo a convocação para o masterclass (pois apesar de ler no começo o blog, um dia, simplesmente deixei de visitá-lo, por razões que nem eu mesmo lembro hoje) (JÁ RECORDEI, foi um problema de login... esqueci a senha ou sei lá que coisa).

Me emocionei ao ler sobre o rapaz de Governador Valladares (botei a barreira anti-lágrimas, com um pouco de sucesso, pois pelo menos não caí aos pedaços diante dos meus colegas de trabalho) era como se estivesse me olhando num espelho e sobretudo, PORQUE ME RESTAVA ESPERANÇA... Acreditava, com todas as forças do meu coração, que a minha situação era AINDA MAIS DIFÍCIL do que o do cara do interior brasileiro, que pobre, gay, com as limitações do meio, VIVIA NO BRASIL (isso apesar que nem sempre são as distâncias as maiores barreiras... HÁ MUITA COISA MAIS, não basta con viver, é PRECISO SER E ESTAR, nem sei se me entende...)

Como a curiosidade 'matou o gato', como dizemos em Cuba... e virei nesses dois três dias, vamos dizer, fã, do estilo do blog e segui a exploração... Entrei no mês de abril e voi là, DESCUBRO uma história TÃO SEMELHANTE À MINHA que me entraram tremores...

Pela cabeça me passaram várias coisas:

uma que fosse algum amigo brasileiro que conheci a minha vontade e que decidiu fazer a brincadeira;

pensei em vc próprio... (é que esse port., o domínio das gírias é tão bom, que duvido que um cubano consiga dominar, sem ter assistido Tieta, em PORTUGUÊSSSSS, essa pecularidade da fala baina... esse 'baianês', como alguns dizem.... mais sendo esse aprendizado, auto-didata, como o disse o próprio 'Ronaldo Antônio' - nome esquisito pra cubano, mais esquisito do que a perfeição que quase ninguém tem por essas terras, pois a língua hispânica MARCA IRREMEDIAVELMENTE o uso de sua colega lusa);

já no final, mais tranqüilo, ecuânime, relaxado... pensei, pois nem nisso vc dá sorte, cara... pois nem sequer vc tinha a EXCLUSIVIDADE DE SER O ÚNICO CUBANO DÓIDO POR NOVELA BRASILEIRA E QUE QUER VIRAR ROTEIRISTA DA GLOBO (sim, porque o Ronaldo não fala, mas eu quero SIM, pois a Globo foi o meu sonho dourado, o meu Olimpo)... Se não fosse triste, seria até hilário, né não?

Na verdade, gostaria de conhecer e seu meu 'outro eu'; talvez nele eu achei outras respostas que ainda ando à procura... Levo, talvez, alguma vantagem, pois tive a sorte de conhecer um dia a Ma. Adelaide Amaral, que com a maior gentileza, recebeu algo do que escrevi (nada especial, de fato, bem ruim, se olhado da perspectiva atual). A senhora, da qual não tive mais notícias, esteve em Cuba, convidada pela TV
daqui e me recebeu, de uma forma tão espontânea que vi intervenção divina nisso... (os meus 'queridos santos' afrocubanos/ioruba com os que hoje tenho uma relação ódio/amor/amor/ódio); só um milagre faria que a Sra. Amaral, aceitasse falar com um desconhecido e mais ainda levar uma peça de teatro que escrevi... (de novela ela não quis nem saber... sendo essa a minha PÉROLA, rsrsrsrs).

Antes, mandei algo por conduto da Betti Pinho (então presidente do SATED/RJ) e que não sei em que mãos caiu... Só sei que a trama das chatérrimas Páginas da Vida, do 'eterno' Maneco, tinha alguns pontos de contato com a minha história... um Direito de Nascer à moderna, temperado com a temática social da sindrome de dawn (na minha novela, confesso, o tema seria secundário, pois não tinha sensibilidade de lidar com isso).

Agora, e é o realmente CURIOSO, é que muitas das idéias que tive e até hoje tenho em segredo, aparecem aqui e ali em diversas tramas globais... (será que pairam no ar e nós, os 'intelectos noveleiros' as captamos de acordo à qualidade da antena, rsrsrsrs... somos, digamos assim os médiums que canalizamos essas 'verdades noveleiras'). Uma delas foi fazer um capítulo ao vivo em pleno Carnaval na Sapucaí (acho que passou em Senhora do destino...); o Bosco Brasil, apresentou uma trama, com algo do que já tinha cogitado para escrever... enfim...

Isso me deixa com PAVOR, pois os anos passam, as coisas passam e eu, no entanto, fico aqui e o meu potencial se evapora e não gostaria chegar lá nonagenário, quando ninguém me queira na Globo, rsrsrsrs (claro, hoje a política não parece desprezar as pessoas over 70).

En fim, perdão pelo desabafo, tomara se publique o comentário e não seja longo demais... e me perdoem as pequenas doses de (suave? sim, acho) veneno que verti aqui...

By the way, também mandei carta pro Gilberto (Braga, claro está) em seu dia, mas ele nem me respondou... Bom, algum dia... talvez eu consiga conhecer o meu ídolo e perguntar... (isso o deixo nas margens do mistério, rsrsrsrs, pra que seja surpresa e a resposta seja o mais espontânea possível).

Saúde e Sorte
Antón Vélez Bichkov, o OUTRO CUBANO NOVELISTA, rsrsrsrs

PS. Olha, é engração mesmo que ao menos duas das três novela que mencionam foram marcantes pra mim, Roque e Vale Tudo, que foi a que me fez, aos 13 anos, me decidir pela escrita de novelas! O PARALELISMO, ME DEIXA PASMO!

Bom, falando em outra coisa, Cuba é terra noveleira; se não fosse, nem o Brasil seria, rsrsrs... vcs sabem a razão: Félix B. Caignet, Caridad Bravo Addams, Delia Fiallo... etc.

Agora, eles como a Omara, triunfaram num país, em que se precisava de muito menos esforço pra fazê-lo... hoje em día, é quase impossível e desculpe a correção, mas a Omara tem anos demais de estrada, pra se considerar no grupo daqueles que venceu as presentes dificuldades e se impôs! Ela é de outra geração, quando a coisa era dura, mas SE RESPEITAVA O TALENTO!

(A SEGUIR, O QUE MOTIVOU A CARTA, QUE FUI PUBLICANDO AOS PEDAÇOS NO BLOG DO PRÓPRIO AGUINALDO... + O LINK

http://bloglog.globo.com/blog/blog.do?act=loadSite&id=201&mes=4&ano=2009#

E AGORA UM BELO APERITIVO:

Leiam abaixo a cena com que Ronald Antônio, o nosso homem em Cuba, concorreu à master class!


CENA 1. CASA DE PERPÉTUA/ QUARTO DE TIETA/ INT/ DIA.

Continuação imediata da última cena do capítulo precedente. Perpétua ainda chocada. Tieta e Cardo paralisados, debaixo dos lençóis. Muito clima. De repente Perpétua reage diferente, para surpresa dos dois.

PERPÉTUA

Nossa, mas que coisa mais liiiiinda!...

TIETA

(tonta) O... O que, mana?

PERPÉTUA

Isso aí!... Isso aí: o manequim!

TIETA

(sem entender) O manequim?

PERPÉTUA

É sim, o manequim, isso aí que você tem do seu lado, com esse rosto pálido, a cara de bicho assustado, não é um manequim não?

Tieta reage, compreendendo. Ri, seguindo o jogo dela.

TIETA

Ah, sim, sim! O manequim, sim! O “manequim”, mana, claro!

PERPÉTUA

Ah, mas olhando bem... Olhando assim de perto não ta tão bonito não... Com essa cor amarela, até parece que deu hepatite nessa carranca de susto! Lembra mais o meu filho Cardo. Ficava assim, quando não conseguia fazer cocô, com cara de garoto espremido de pressão de vento que nem esse manequim.

Tieta ri, fingindo naturalidade. Cardo nem se mexe: virou mesmo um manequim.

PERPÉTUA

E cê tá fazendo o que aí com ele, mana? Aprendendo a fazer “os primeiros auxílios”, “respiração boca-à-boca”?

TIETA

É mesmo, maninha, é isso aí! Eu tava... eu tava era aprendendo a fazer “os primeiros auxílios, respiração boca na boca”! Lá na cidade é que é comum ver acidentes na rua, pessoas que precisam ser auxiliadas... Eu aprendi lá com o senador!

PERPÉTUA

(finge interesse) A-ah!... E cê tá praticando aí com... “o seu manequim”?

TIETA

Com o manequim, sim!... Quer que mostre para você ver?

PRPÉTUA

(endurece) Não! Eu vou sair logo. (e finge de novo) Quero não atrapalhar seu estágio “com o manequim”.

Perpétua ri, falsa. Tieta ainda tensa, finge naturalidade com seu riso.

TIETA

Tá bom, mana, valeu...

PERPÉTUA

(falsa também) Tchau, minha querida! (ainda demora a sair, mas caminha até a porta) O manequim...

Sai finalmente, fechando a porta.

Corta descontínuo rápido para o corredor, Perpétua ainda perto da porta, seu rosto muda, já não mais finge.

Close dela, na sua expressão grave.

Clima sobe.

Fade out.

___________________________________

JUNTO COM A CENA RONALD ANTÔNIO NOS ENVIOU ESTE BILHETE PUNGENTE:

Caro Aguinaldo Silva:


Eu não tenho certeza de você ler as seguintes linhas, mas estou encaminhando para você. Fiquei muito atraído com o concurso da cena para a masterclass porque sou fã do seu blog e sempre que puder, leio. E como não vi nenhum impedimento para participar nos requisitos do concurso, decidi, pronto, estou participando e enviando minha cena de graça.

Nunca vi a telenovela Tieta. Mas sou cubano, moro em Cuba e sei que não terei chance nenhuma nem de ficar perto da lista dos futuros premiados para essa aula. Minha paixão pelas telenovelas e pelo seu país, seus atores (e atrizes) vem desde que eu tinha dez e poucos anos, quando vi aquela novela chamada Escrava Isaura, depois Roque Santeiro e mais tarde, essa que eu considero uma obra prima da teledramaturgia brasileira: Vale Tudo.

Daí para frente nunca mais parei. Adoro isso tudo.

Meu interesse em escrever é grande, meu aprendizado é empírico e meu português autodidata. Eu estou improvisando. Pena que não tenha nunca a oportunidade de ganhar nem de cumprir meus sonhos: conhecer você (e muita gente de lá) e aprender sobre esse fascinante mundo das novelas.

De todas as maneiras, agradeço a oportunidade que tenho de participar e estou conformado, fico muito grato.

Atentamente, Ronald. CUBA.

________________________________________________


EM HOMENAGEM A RONALD ANTÔNIO PUBLICO ABAIXO A FOTO DA GRANDE, IMENSA CANTORA OMARA PORTUONDO, UM EXEMPLO PARA OS CUBANOS QUE, APESAR DAS DIFICULDADES, FORAM EM FRENTE E CONSEGUIRAM REALIZAR SEUS SONHOS.

Comentarios

Anónimo ha dicho que…
Hola, amigo, de casualidad entro a tu blog y me doy con este post.

Te cuento que somos tres. Por mi cabeza pasaron cosas muy similares cuando leí sobre aquella publicación del blog de Aguinaldo y en mi subconsciente se escribió una carta muy similar a la tuya en aquel momento, pero escrita por mí.

Qué cosas... soñar no cuesta nada, ¿cierto? Si costara creo que estaríamos en banca rota.

Fuerza, que uno nunca sabe cuando puede aparecer un plot point en la novela de la propia vida.

Un saludo...
novoluar ha dicho que…
Pues sí mi estimado Tavigno, SOÑAR NO CUESTA NADA... Y aunque Coelho, otro brasileño ilustre, no es de mis favoritos, siempre me ha llamado la atención una de sus frases célebres: "Cuando uno quiere algo, el Universo, conspira para lograrlo". Ojalá así sea y ese punto de giro en la novela de nuestras vidas se produzca antes que tarde, para que podamos dar no sólo lo mejor de nosotros, sino con las fuerzas necesarias... Jejejeje...

Un saludo